Bolo de Cenoura da Dona Nelma: Fofinho, Dourado e com Cobertura de Chocolate

Tem receitas que não saem da memória, e outras que nem deviam sair do forno de tão boas que são. O Bolo de Cenoura da Dona Nelma é exatamente assim: uma daquelas preciosidades que fazem parte das tardes da nossa infância, dos lanches na casa da avó e das reuniões em família regadas a café fresco e boas risadas.

Essa receita é prática, rápida e perfeita para quem quer adoçar o dia com algo simples, mas com cara de carinho. O bolo fica com uma textura macia, úmida por dentro, e a calda de chocolate por cima derrete na boca. O melhor de tudo? Não exige técnica de confeiteiro. É só bater os ingredientes no liquidificador e levar ao forno. Nada de complicação.

Quando a Dona Nelma me passou essa receita, ela disse: “Esse é o bolo que nunca me deixou na mão.” E eu, claro, testei. Deu certo na primeira tentativa! Desde então, virou figurinha carimbada aqui em casa. Inclusive, toda vez que alguém pergunta o segredo, eu respondo: “Segredo é seguir direitinho a receita da Dona Nelma e colocar um tiquinho de amor.”

Então, se você está aí procurando um bolo para o café da tarde, para servir às visitas, ou até mesmo para vender, pega seu avental e vem comigo. Vamos preparar juntas o Bolo de Cenoura da Dona Nelma, que é sucesso garantido em qualquer ocasião.


Ingredientes do Bolo de Cenoura da Dona Nelma Fofinho com Calda Brilhante

Para o bolo:

  • 3 cenouras médias descascadas e picadas
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura:

  • 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de leite

Os ingredientes que compõem essa receita são todos acessíveis, fáceis de encontrar e geralmente já fazem parte da despensa de casa. As cenouras dão cor e um sabor suave ao bolo, além de contribuírem para a umidade da massa. O óleo garante a maciez, enquanto o açúcar e a farinha formam a base tradicional. O fermento, claro, é o responsável por deixar tudo fofinho e bem crescido.

Você vai gastar cerca de 10 minutos para preparar a massa e mais 35 a 40 minutos de forno, dependendo da potência do seu equipamento. A calda leva menos de 5 minutos no fogão. Ou seja, com menos de uma hora você tem um bolo quentinho e perfumado pronto para servir. É receita para quem tem pouco tempo, mas não abre mão de fazer bonito.


Modo de Preparo da Receita

  1. No liquidificador, coloque as cenouras picadas, os ovos e o óleo. Bata bem até formar um creme homogêneo.
  2. Em uma tigela grande, misture o açúcar e a farinha de trigo. Acrescente o creme do liquidificador e misture com uma colher ou fouet até ficar uma massa lisa.
  3. Por último, adicione o fermento em pó e mexa delicadamente.
  4. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada.
  5. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 a 40 minutos, ou até dourar e passar no teste do palito.

Para a cobertura:

  1. Em uma panela, misture todos os ingredientes da calda e leve ao fogo baixo.
  2. Mexa sem parar até começar a ferver e engrossar levemente.
  3. Com o bolo ainda morno, despeje a cobertura por cima e espalhe com uma espátula.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *