
Você já sentiu vontade de preparar uma sobremesa simples, elegante e que arrancasse suspiros de quem provasse? Pois o Creme Belga Caseiro é exatamente isso. Com uma textura aveludada, sabor delicado de baunilha e aquele toque doce na medida certa, ele é perfeito para servir puro, em taças decoradas ou como recheio de bolos, tortas e pavês. E o melhor: é fácil de fazer, com ingredientes simples e sem precisar de batedeira ou forno.
Aqui no blog Fácil Receitas, nossa missão é mostrar que delícias sofisticadas podem sim sair da sua cozinha com praticidade. O creme belga é uma daquelas receitas curingas que toda cozinheira deve aprender. Ele transforma qualquer doce em algo especial e pode ser preparado com variações de frutas, chocolates ou castanhas. E olha, depois que você fizer a primeira vez, vai querer repetir sempre.
Além de delicioso, o creme belga é versátil e muito econômico. Pode ser servido em porções individuais em festas, como recheio de bolos de pote, copos da felicidade ou como base para sobremesas geladas. É aquele tipo de receita que combina com tudo: desde um almoço de domingo em família até um evento mais sofisticado.
Então vem comigo, pegue sua panela favorita, ligue o fogo e prepare-se para aprender a fazer um Creme Belga Caseiro que vai entrar para o seu caderninho de receitas preferidas!
Ingredientes do Creme Belga Caseiro dos Sonhos
- 1 lata de leite condensado
- 1 litro de leite
- 3 gemas peneiradas
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 1 caixinha de creme de leite
Todos os ingredientes desta receita são fáceis de encontrar e provavelmente você já tem na despensa. O leite condensado é a base doce e cremosa, enquanto o leite ajuda a dar leveza e rendimento. As gemas e o amido de milho são os responsáveis pela textura encorpada e macia do creme, e a baunilha entra para perfumar e dar aquele sabor clássico e elegante. Por fim, o creme de leite finaliza com um toque aveludado e suaviza o doce.
O tempo de preparo também é um dos grandes atrativos dessa receita: você precisa de apenas 10 a 15 minutos no fogão e mais alguns minutos para o resfriamento. Se quiser servir como recheio, pode usar em temperatura ambiente. Mas se a ideia for servir em taças, o ideal é deixar gelar por pelo menos 2 horas para ganhar consistência e sabor ainda mais marcante.
Modo de Preparo da Receita
- Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas peneiradas e o amido de milho ainda com o fogo desligado. Misture bem até dissolver tudo.
- Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma colher de pau ou fouet, até engrossar e formar um creme liso.
- Quando o creme estiver no ponto (espesso, mas ainda cremoso), desligue o fogo e adicione a essência de baunilha. Misture bem.
- Espere esfriar um pouco e adicione o creme de leite. Misture até incorporar completamente.
- Transfira para taças, potinhos ou use como recheio de bolos, tortas e pavês.